O que servir no chá de bebê

Delikatessen Buffet
Delikatessen Buffet
Chá de Bebê
28 Fev 2024
O que servir no chá de bebê
COMPARTILHE

A gravidez traz, tanto para a família quanto para os amigos do casal, diversos momentos inesquecíveis. Um deles é o chá de bebê. Para ser uma festa memorável é fundamental acertar nos comes e bebes. Por isso, nesse post, nós vamos te ajudar e esclarecer o que servir no chá de bebê e como calcular cada quantidade – para não errar nem para mais, nem para menos.

Independente da hora em que aconteça o evento, pela manhã, tarde ou noite, o importante é que sejam oferecidas refeições leves. A ideia é que os convidados possam comer usando as mãos com discrição – ou que sejam necessários poucos talheres, e que estes sejam fáceis de manipular, para que não aconteçam incidentes.

No cardápio, é importante oferecer aos convidados uma variedade que agrada aos mais diferentes gostos – por isso, quando pensar em o que servir no chá de bebê, inclua também pessoas que possuam preferências específicas, como vegetarianos e veganos, ou aquelas que simplesmente tenham alguma restrição alimentar. 

Doces, belisquetes, sucos e outros petiscos são as estrelas do evento, mas não se esqueça do bolo! Para servi-los direitinho e na quantidade ideal, detalhamos diversas opções aqui nesse post. Então, acompanhe o texto até o final e se prepare para arrasar na sua festa! 

O que é e qual a função do chá de bebê

O chá de bebê é uma celebração que prepara e reúne a rede de apoio para a chegada da criança. Por isso, principalmente para mães e pais de primeira viagem, fica a dúvida do que servir no chá de bebê – e além disso, o quanto servir. 

Além de ser uma festa super gostosa para todos, o chá de bebê também ajuda a preparar o enxoval e a aliviar o orçamento da família, uma vez que os convidados habitualmente levam de presente um dos itens mais demandados na primeira infância: as fraldas. Essa lista pode ser mais incrementada e conter outros itens. 

A reunião para o chá de bebê também é um excelente momento para registrar em fotos toda a beleza da gestação e a alegria da família e de amigos próximos. 

Portanto é interessante considerar investir na contratação de um fotógrafo ou pedir para aquele parente que manda bem no Instagram para caprichar nos cliques.

O cardápio varia de acordo com o horário

Nosso corpo prefere um tipo de comida diferente para cada parte do dia. Por isso, um ponto importante a se observar quando for escolher o que servir no chá de bebê é o horário em que serão servidos os comes e bebes.

Se o evento for pela manhã, cabe uma alimentação mais leve e variada, como um brunch. Já na hora do almoço, o ideal são canapés, pratos para refeição e sobremesas. 

Para uma festa à tarde, alguns itens do que foi oferecido no café da manhã vão super bem – mas já é possível ousar mais nos doces. 

Aliás, atenção para o momento de servir os doces. Essa é uma boa hora para também servir água à vontade.

E se a festa esticar para a noite, voltam as opções das comidinhas em porções. O importante é que todos voltem para casa bem alimentados e satisfeitos!

Manhã

O que servir no chá de bebê se ele acontecer pela manhã? Aqui podemos oferecer, sem medo de errar, comidinhas típicas de um bom café da manhã – que consegue ser ao mesmo tempo elegante, barato e fácil de fazer! 

Você pode oferecer pequenos sanduíches prontos e cortados em fatias, salgados leves que vão ao forno ou até mesmo oferecer uma variedade de opções para que a própria pessoa se sirva e monte o seu pratinho, com queijos, presunto e outros frios.

Como esse evento não costuma acontecer muito cedo, é importante ter uma boa fartura de comidinhas, para que as pessoas já cuidem daquela fominha que vem antes do almoço.

Para os docinhos, é recomendado oferecer frutas, saladas de fruta e iogurtes, que vão adornar a mesa. 

Um quesito super importante aqui são as bebidas: sucos variados, águas, chás, café e – por que não? – até leite desce muito bem. Uma vantagem aqui é que nesse horário, você não vai precisar se preocupar em servir nada alcoólico.

Almoço

Para a principal refeição do dia, ao pensar no que servir no chá de bebê, é importante oferecer um cardápio mais completo. Isso não quer dizer que você precisa cair na rotina ou perder a elegância por falta de capricho. Existem muitas opções de comidinhas para fazer bonito.

Sejam servidas em pratos prontos ou dispostos em um buffet, você pode ousar mais com pratos elaborados – mas é super importante que seja uma comida que não tenha potencial de pingar e manchar ou sujar os convidados, como comidas com muito molho, por exemplo.

Mesmo tendo bolo – tem que ter bolo! -, não pode esquecer da sobremesa! E já que estamos falando de festa, tenha em mente que festa tem que ter doce!

Uma questão importante a considerar quando o evento acontece nessa hora é a contratação de garçons e ajudantes – mesmo que o almoço seja um buffet no qual as próprias pessoas se sirvam. Assim, você vai conseguir curtir mais a festa e dar a atenção que seus convidados merecem. 

Se o chá acontece no almoço, fica liberado oferecer bebidas como cerveja e vinho. Mas considere servir café aos convidados no encerramento do evento. Será sucesso certo!

Tarde

Quando a festa acontece na parte da tarde, o que servir no chá de bebê fica mais fácil. Um caminho é oferecer itens típicos de um lanchinho com bolo e café. Portanto, algumas ideias para o evento da parte da manhã também se encaixam aqui.

Uma boa hora para se começar os trabalhos é às 15 ou 16 horas – assim, o evento vai até o comecinho da noite. 

Já se você preferir começar às 17 horas, considere um cardápio que ofereça comidinhas que alimentem mais.

Noite

Se a festa coincidir com a noite, um cardápio mais adulto pode ser o ideal ao se pensar no que servir no chá de bebê. Aqui, a ideia das refeições vem no formato de potinhos que cabem pequenas porções.

Nesse caso a comida precisa ser leve para não pesar na digestão dos convidados.
Se o seu chá de bebê de noite for de noite com um jantar, se faz mais do que necessária a ajuda de garçons. Caso seja essa a sua opção, se planeje para isso.

Preparar uma festa de chá de bebê é uma delícia e um belo treinamento para as festinhas vindouras de quando o bebê nascer.

Fonte: Mimon

Entre em contato conosco e agende uma degustação.

Mais Posts

E as novidades nunca param.
Deixe seu contato